Reunião com Defesa Civil Nacional define ações para mitigar impactos causados pelas chuvas em Ilhéus
A Defesa Civil Nacional visitou as avenidas Princesa Isabel, Esperança, Palmares e a Rua João XXIII
Publicado em 23/04/2023 11:30
Ajuda humanitária, planos de restabelecimento, reconstrução e medidas preventivas foram alguns dos pontos discutidos durante reunião com a equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, realizada na noite do último sábado (22), na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O encontro contou com a participação de representantes das secretarias de Promoção Social e Serviços Urbanos.
A Defesa Civil Nacional visitou as avenidas Princesa Isabel, Esperança, Palmares e a Rua João XXIII, algumas das áreas afetadas pelas fortes chuvas registradas no município. Conforme Átila Docio, titular da Seinfra, o encontro tem como principal objetivo unir esforços para prestar assistência às famílias e mitigar os impactos.
“Em uma única noite foram 187 milímetros, não há sistema de drenagem que suporte uma chuva dessa magnitude. Com o apoio dos governos estadual e federal, que prontamente atenderam a nossa solicitação, vamos recuperar os prejuízos deixados pelo temporal em todas as zonas da cidade”, disse o secretário.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o estado de alerta de chuva intensa está mantido até esta segunda-feira (24). As equipes do município seguem monitorando e trabalhando nas áreas de risco, com aplicação de lonas nas encostas, desobstrução de vias públicas e retirada de famílias em locais críticos.
A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.
Em caso de emergência, os munícipes devem acionar a Defesa Civil pelo telefone: (73) 97400-7521.
por Jéssica Alves, Sucom