Chuvas cessam e Prefeitura de Ilhéus reforça operação de limpeza de canais e ruas do município
As equipes realizam diariamente as ações, a fim de remover toda a sujeira e mitigar os prejuízos
Publicado em 27/04/2023 09:30 - Atualizado em 27/04/2023 11:01
A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Infraestrutura (Seinfra) e Serviços Urbanos (Secsurb), segue com a operação de limpeza e manutenção das localidades afetadas pelas fortes chuvas registradas na semana passada. Em virtude dos impactos do temporal, as equipes realizam diariamente as ações, a fim de remover toda a sujeira, evitar novos transtornos e mitigar os prejuízos nos pontos mais críticos.
De acordo com o último boletim informativo, as chuvas já deixaram 379 pessoas desalojadas e 17 desabrigadas. Os serviços consistem na limpeza do canal pluvial, raspagem de barro, remoção de detritos e galhos de árvores.
Na terça-feira (25), as equipes atuaram na Vila Nazaré, Rua João XXIII, Avenida Itabuna, Avenida Canavieiras, Avenida Princesa Isabel, Viaduto Catalão, Rua Esperanto Perolato (Rua do Cano) e nos bairros Basílio e Esperança.
O trabalho é executado com carros pipa, caminhões hidrojatos e caçambas. As equipes também realizam a limpeza do canal pluvial do loteamento São Caetano até a Rua Santo Antônio de Pádua (Faelba) para desobstrução e retirada de resíduos. Até o momento, foram retiradas cerca de três mil toneladas de materiais arrastados pelas águas da chuva, que acabaram sendo acumulados nas vias públicas e residências.
“Ao mesmo tempo em que pedimos, nós agradecemos. Somos gratos ao prefeito Mário Alexandre pela atenção e por ter nos atendido. No momento que ele recebeu as imagens do pessoal aqui do bairro, com as casas alagadas, ele pediu prioridade na resolução do problema e as equipes já estão trabalhando aqui”, disse Odailson Aranha, morador do bairro Hernani Sá.
No último sábado (22), a Secsurb realizou a limpeza completa da Rua Marquês de Paranaguá, no Centro. Na segunda-feira (24), os serviços se estenderam aos bairros Esperança; Conquista; Hernani Sá; Princesa Isabel; Basílio (ruas Palmares e Ouro Verde); Rua Esperanto Perolato (Rua do Cano); Avenida Ubaitaba; Luiz Gama; Rua Pedro Calmon; Avenida Canavieiras e Avenida Antônio Carlos Magalhães. Equipes da Defesa Civil também seguem em campo, instalando lonas e vistoriando as áreas mais afetadas.
por Jéssica Alves, Sucom