Festa florida de Iemanjá ornamenta o turismo ilheense
A festa de Iemanjá é muito linda, importante para a cultura e o turismo de Ilhéus, e, sobretudo para o povo, que tem nas tradições e cultura, as manifestações de suas identidades
Publicado em 31/01/2020 16:52 - Atualizado em 01/02/2020 19:12
Tradição integrada ao calendário turístico e cultural de Ilhéus, a Festa de Iemanjá em 2020 está com uma programação especial para este 2 de fevereiro, no domingo. Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o evento acontecerá nos bairros do Pontal e Malhado.
Além das festas religiosas, o evento contará com shows das bandas Flor do Caribe, Nego Lú e Pagofunk, no Malhado, e as bandas Vai dar Samba e Batuke Bom, no Pontal. A realização é dos terreiros de candomblé Ilê Axé Ballomi, de Pai Toninho; Sultão das Matas, de Mãe Carmosinha e Ilê Guainia de Oiá, de Mãe Laura Sandoiá.
De com o Prefeito de Ihéus, Mário Alexandre, "a festa de Iemanjá é muito linda, importante para a cultura e o turismo de Ilhéus, e, sobretudo para o povo, que tem nas tradições e cultura, as manifestações de suas identidades", declarou.
Do Ilê Axé Ballomi, Pai Toninho alerta em relação consciência ambiental dos devotos quanto aos presentes colocados nos balaios: "Pedimos que não ponham nada de plástico e nem sabonete, mas façam uma devoção com flores e perfumes para o menor impacto ao meio ambiente", disse.
Do Ilê Guainia de Oiá, Mãe Laura ressalta uma festa com as bençãos dos orixás: "que tudo corra bem, com paz e sossego a todos. Que Iemanjá nesse ano de 2020 leve as coisas negativas, traga emprego, paz, saúde, e tranquilidade para as crianças e para todos nós brasileiros. Deus que nos proteja, odoiá”, exortou.
Programação – Conforme informações do Secretário de Turismo e Cultura de Ilhéus, Fábio Manzi Jr, no Pontal, o festejo começa no raiar do dia, às 5h, com a salva de fogos na Praia da Maramata. Às 9 horas terá a festa religiosa e, às 11h, momento da procissão marítima com os presentes das águas. Das 13h às 18h, shows com as bandas Vai dar Samba e Batuke Bom.
Já no Malhado, a concentração se dará no ponto de acolhimento da Pedra da Sereia, na Praia do Marciano, com início também às 5h, com a salva de fogos, festa religiosa às 9h, onde terão as práticas dos banhos de água de cheiro, de pipoca e milho branco, momento em que os adeptos apresentam as oferendas. Às 15h terá início à procissão marítima com os presentes das águas, com o cortejo das embarcações para a entrega dos balaios. Das 16h às 21h horas, a população contará com shows de bandas locais como Flor do Caribe, Nego Lú e Pagofunk.
A Prefeitura, através da Secult, apoia o evento nas duas localidades, com a disponibilização da estrutura necessária para o festejo. Os órgãos envolvidos na organização são a Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), Marinha do Brasil, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (SUTRAM) de Ilhéus, bem como a Secretária de Saúde, que disponibilizará estrutura com ambulâncias e corpo técnico.
por Secom